Carlos Rezende: um mergulho pelo mercado milionário de piscinas
agosto 23, 2022Mergulhar de cabeça nos números do mercado de piscinas no Brasil é nadar em meio aos bons resultados. Muitos são os trocadilhos possíveis de serem feitos em relação a esse segmento, que movimenta milhões no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos entre os países com mais piscinas instaladas.
Durante a pandemia, o cenário ficou ainda melhor. A Rio Piscinas, que fabrica piscinas e acessórios, além de banheiras, sentiu esse “boom” no movimento. A empresa, que detém outras marcas — Real Piscinas, Creativity, Pet Pools, Nature e Baby Pools — registrou aumento de 140% das vendas.
Os números corroboram o cenário apresentado pela empresa de pesquisas de mercado Industry Research, que estima que entre 2021 e 2024 este mercado deverá crescer no mundo todo, movimentando mais de 3 bilhões de dólares no planeta.
Para o sócio-fundador da Rio Piscinas, Carlos Rezende, isso mostra a necessidade de momentos de lazer e relaxamento em tempos turbulentos.
“Desde o início do nosso grupo, a nossa proposta foi oferecer um mergulho inesquecível aos nossos consumidores. Não trata-se apenas de um produto, mas de momentos que esse produto é capaz de oferecer na vida de seus clientes”, destaca.
A empresa foi aberta em 2015. De lá para cá, evoluiu de 7 lojas para 207 revendas, com parceiros credenciados em todo o país. “Nossa empresa, só no primeiro ano, teve um crescimento de 900% em número de lojas. Saímos de 7 lojas – que começamos com investimento próprio -, para 63 revendas e novos parceiros credenciados como revendas exclusivas do grupo”.
O investimento inicial, segundo Rezende, foi de cerca de R$ 150 mil. Originalmente, eram apenas 3 modelos de piscina. Hoje são mais de 40. O grupo alcançou a marca de 234 milhões de vendas, com aproximadamente 15 mil piscinas vendidas ao ano.
“O mercado de piscinas se tornou muito competitivo pela facilidade de acesso aos compostos que estão disponíveis no mercado. No entanto, como toda empresa que busca entregar além de um produto, a gente acaba se destacando da concorrência pelo nosso propósito”.
Diferenciais
Como se destacar em um segmento competitivo? A fórmula, segundo Rezende, é simples: oferecer qualidade e atendimento superior em relação aos concorrentes. Suas piscinas possuem uma barreira química de base Ester Vinílica, que previne as piscinas contra aparição de osmose. O fenômeno é quando há formação de bolhas de ar na parede da piscina. Além de prejudicar a aparência, causam fissuras e interferem na resistência do produto a longo prazo. Ou seja, a durabilidade está diretamente ligada à qualidade de fabricação. “A piscina está exposta a raios ultravioletas e aos produtos químicos da água, como o cloro, e esse aditivo ajuda também na durabilidade do brilho da piscina.”
Toda matéria prima é comprada no Brasil, mas a técnica de produção é de tecnologia europeia. “Adotamos modelos de produção de padrões internacionais”, destaca Carlos Rezende.
Com isso, eles oferecem 20 anos de garantia, o que gera confiança nos consumidores. Como a piscina é um bem durável, este período é o necessário para o cliente, acredita Rezende.